Editora: Seguinte
Páginas: 440
Sinopse: Salvador levava uma vida tranquila e descomplicada ao lado de seu pai adotivo gay e de Sam, sua melhor amiga. Porém, o último ano do ensino médio vem acompanhado de mudanças sobre as quais o garoto não tem nenhum controle, como ímpetos de raiva que ele não costumava sentir. Além disso, Salvador tem que lidar com a iminente morte da avó, com uma tragédia repentina que acontece na vida de Sam e com o fato de seu pai estar se reaproximando de um ex-namorado. Em meio a esse turbilhão de sentimentos, que vão do luto ao amor e da amizade à solidão, Sal passa a questionar sua própria origem e identidade, e tenta encontrar alguma lógica para a sua vida uma tarefa que parece quase impossível.
Antes de começar essa resenha, efetivamente, é preciso que eu explique para vocês uma coisa sobre meu relacionamento com o autor Benjamin Alire Sáenz. Apesar de ser blogueira e indicar quase que diariamente aqui no blog para vocês, na minha vida real/pessoal eu não costumo indicar livros para as pessoas. Quando alguém chega me pedindo uma indicação é sempre meio complicado pra mim indicar algo, por que leitura é paixão, é gosto e cada pessoa tem o seu/sua. Quando li Benjamin Alire Sáenz pela primeira vez, isso foi há uns dois/três anos atrás, imediatamente eu senti a necessidade de mandar mensagem para alguns amigos para que lessem aquele livro, pois era exatamente daqueles livros que mudam a vida da gente.
Em A Lógica Inexplicável da Minha Vida vamos conhecer o Salvador, um garoto que é filho de americanos, mas foi adotado por uma família mexicana, cujo pai é gay e que começa a ter de lidar com algumas questões sobre a vida que antes ele não tinha. Salvador está crescendo e as coisas estão mudando muito rápido, sua melhor amiga Sam passa por uma tragédia, seu amigo Fito tem uma vida nada fácil e seu pai resolve revisitar um amor do passado, além de Mima, sua avó estar com câncer em fase terminal.
A narrativa de Benjamin nesse livro é estrategicamente feita em capítulos pequenos para pontuar a efemeridade de momentos bons e ruins que o protagonista passa, momentos em que ele vai sutilmente mudando e descobrindo que a vida pode ser muito mais difícil que ele poderia pensar.
Questões como machismo, homofobia, problemas sociais e com drogas, violência, alcoolismo e muitos outros são tratados nesse livro de forma tão sutil e bonita que você simplesmente não consegue parar de ler.
O ponto alto da narrativa, porém, são as relações entre Salvador e o Pai, Salvador e Sam, Salvador e Mima e Salvador, Fito e Sam. São relações baseadas no amor, na amizade, na fraternidade e nascidos de formas inesperadas. O que só faz desse livro ainda mais mágico do que ele é.
Salvador é aquele tipo de personagem que vive um conflito interno, mas que consegue querer ser uma pessoa melhor a cada página, aliás todos os personagens do livro tem essa característica, eles se importam tanto uns com os outros que querem ser pessoas melhores pela família.
Vicente, pai de Salvador, é o melhor pai de todos os livros que li até o momento, ele é super protetor sim, mas não sufoca o filho em nenhum momento ou projeta seus sonhos nele. Sam é a típica garota rebelde, ela tem problemas com a mãe que é aquele tipo de mulher que não sabe muito como ser mãe. E Fito, tem a pior família do planeta e mesmo assim conseguiu ser um rapaz descente e esforçado.
Essa capa tem absolutamente tudo a ver com o livro e é muito linda. Eu li o livro em e-book então não tenho informações sobre a diagramação dele impresso. Enfim, acho que esse livro é uma lição de vida que precisa ser aprendida por todos nós.
Olá Pri, tudo bem?
ResponderExcluirGanhei este livro na malinha do Turista e não vejo a hora de ler. Dizem que os livros deste autor são realmente bons, e eu nunca li nada por isto estou bem curiosa. Adorei sua resenha.
Beijos
Eu adorei o livro que li dele e nossa, o cara sabe como deixar um impacto legal na gente. Adorei que nesse ele parece fazer o mesmo. Trata de uns temas fortes e importantes, mas sem ficar aquele negócio chato de ler. É algo sutil e que deixa uma mensagem forte. Adorei!
ResponderExcluirSalvador parece um bom personagem. E poder ver essas relações com o pai e a amizade e o amor na história, como os personagens se relacionam e tal, deve ser muito bacana. Gosto disso, que mostre essas relações de uma forma bonita assim. Faz a história ter um significado maior, achei legal.
Com certeza é um livro que quero muito ler.
Primeira resenha que leio sobre e obra e tenho que confessar, menina do céu, que fiquei super interessada nessa leitura.
ResponderExcluirEssa abordagem de temas super importantes, me chamou demais a atenção.
E me parece mesmo que o autor consegue retratar isso e muito mais, com uma leveza inacreditável.
Espero ler em breve e conferir algumas lições que são passadas no livro.
Beijos
Caroline Garcia
Oii Priscila!
ResponderExcluirEsse autor parece ter conquistado muitos leitores, pois vejo muitas indicações e elogios sobre ele. Não li os livros dele ainda, mas acho que farei logo. Percebi que o autor aborda muitos temas difíceis mas com uma sutileza imensa, é com essa leveza que ele consegue mostrar o porquê de abordá-los, a importância de falar sobre e nos fazer tirar disso uma mensagem de vida. Os personagens parecem ser muito ricos de personalidade e com jeitos únicos, muito bem construídos e que aparecem na história com um propósito: de mudar totalmente o nosso olhar sobre diversos assuntos. A relação deles é muiiito bonita! Além disso, acredito que temos muito o que aprender com o autor e seus personagens, dos quais já vejo que terei um carinho enorme por cada um deles.
Beijos :)
Priscila!
ResponderExcluirAcho difícil também fazer indicações de livros, porque afinal, para cada leitor o livro é visto e sentido de uma forma, mas tem algumas leituras que são transformadoras e acredito que esse é um desses livros...
Nunca li nada do autor, mas só em saber que ele aborda temas importantes e que devem ser discutidos e que traz um protagonista se adaptando a uma nova vida, já achei mais que interessante.
Uma maravilhosa semana!
“Todo homem, por natureza, quer saber.” (Aristóteles)
Cheirinhos
Rudy
TOP COMENTARISTA DE JULHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
Oi Priscila!
ResponderExcluirEu acho a capa dele linda e assim que eu vi quis ler na hora.
Nunca li nada do autor, mas sei que esse livro tem boas avaliações.
Gostei da história e de saber um pouquinho sobre a vida do Salvador. Parece que o autor não sobrecarregou o enredo com cenas fortes uma atrás da outra. Ele soube revezar e isso é importante. Os personagens secundários parecem ter o lugar bem definido e aparentemente gostei do Fito.
Obrigada pela indicação!
Abc
E a primeira vez que leio resenha deste livro, e eu ainda não o conhecia por isso acredito que seja lançamento. A capa esta linda, por isso acredito eu que a diagramação também esteja. A trama me pareceu nos faz refletir sobre esta relação de família e amigos, quando estamos passando por momentos bons e ruins, ainda bem este personagem tem um pai protetor, mas que apenas que o melhor para o filho. Quero muito me aventurar nesta leitura.
ResponderExcluirParticipe do TOP COMENTARISTA de Julho, para participar e concorrer aos livros "O Casal que mora ao lado" e "Paris para um e outros contos".
http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/
Oi Lana, sim é lançamento desse mês da editora Seguinte
ExcluirOlá, apesar de não contar com nada inovador, o livro não peca em abordar questões atuais da sociedade de forma humanizada, pois tudo surte impacto na vida e no psicológico do protagonista. Beijos.
ResponderExcluirEu gostei do fato de se passar em território brasileiro. E a capa também é muito linda. Também acho bem legal o Benjamin narrar o livro.
ResponderExcluirOi, Priscila!!!
ResponderExcluirTambém acho complicado indicar algum livro para algum por que cada pessoa pensa diferente e um livro que eu particularmente gostei outra pessoa pode achar muito ruim. Mas com relação ao livro achei a estória bem legal e que tem temas muito importante no decorrer da narrativa.
Beijos
Olá! Eu realmente não sei o que dizer depois de ler este livro, assim que terminei, fechei o livro e comecei a chorar, um enredo repleto de delicadeza e profundidade, momentos que me fizeram sentir tanta tristeza, beleza e esperança, adorei a amizade e cumplicidade de Sal e Sam.
ResponderExcluirOi, eu conheci esse livro, porque foi de uma caixa do turista literário, mês passado.
ResponderExcluirJá vi resenhas muito positivas, dizendo pra preparar os lencinhos. Falar sobre esses temas importantes é preciso atualmente só que mesmo com tudo isso ainda não sinto vontade de ler.